Saturday, October 09, 2010

Pipilotti Rist em Barcelona


A viagem pelo mundo audiovisual de Pipilotti Rist leva a prazeres estéticos em que a sensação está a frente da nau que navega pelo inconsciente pessoal e coletivo de quem visita a exposição Partidos Amistosos na Fundação Joan Miró em Barcelona.

Fluid, plastic forms wrap you in smooth sounds and painted dreams into digital bliss.

Visões e perspectivas de uma realidade colorida - tão simbólica que beira o onírico - envolvem com cores sensuais.

Imagens e sons que levam a uma sensação de transcendência diante de folhas caindo, barulhos do vento e uma música embalante que transportam em um ritmo harmônico. Corpos nadando, tocando, andando em cima de frutas e deitados nus na chuva projetados em uma cozinha estéril e imperecível. Uma busca pelo equilíbrio, entre o orgânico e o inorgânico onde a natureza tem um papel principal para uma percepção fluida como àgua.

Entramos em uma espécie de caverna escura onde podemos ver no teto uma abertura, um portal para outra realidade. Observamos as imagens que surgem sem uma narrativa linear, apenas para o deleite de nossos olhos. Uma pausa para uma reflexão que remete a caverna de Platão, arte como ilusão. Porém contemporânea em sua tecnologia, um Matisse pós-moderno.

Entre rosa, lilás, azul, laranja e amarelo a reflexão se dissolve e em um último suspiro entende a importância do natural para fugir do mundo da razão. Resgata a vontade de volta à natureza, já que o conhecimento racional só nos levou à destruição e ao esvaziamento de significados. Por que pensar tanto? Ainda bem que algunas instituiçoes ainda apresentam exposições onde a beleza e a felicidade ainda reinam.